Quando a escola fechou não sabíamos o que nos esperava, apenas uma certeza, não queríamos perder o contato e queríamos continuar a fazer parte da vida uns dos outros.
O mais importante foi apoiar as famílias para tentarmos fazer deste tempo, algo dinâmico e interessante para cada criança. Foi importante expressar às famílias que a ideia seria de os ajudar nas dinâmicas de casa e de não os assoberbar ainda com mais trabalho, pois a grande maioria dos pais continuava em teletrabalho e por isso tinha muito pouco tempo para conseguir apoiar as atividades que sugeríamos.
Todos os dias enviávamos uma história contada por mim, ou por um elemento da escola. A nossa escola é muito familiar e por isso todos os adultos são referências para todas as crianças.
Todas as semanas era enviado um plano semanal com algumas sugestões e ao longo da semana, as crianças poderiam ir aferindo as atividades que já tinham feito. Neste plano sugeríamos sempre uma atividade de Linguagem, Matemática, Conhecimento do mundo, Música e Artes Visuais.
Uma vez por semana fazíamos aula zoom de ginástica e reuníamos outras duas vezes, em grande grupo, também em zoom: Uma vez com uma proposta de atividade e no final da semana para um momento de apresentação de produções e ainda para fazer pequenas partilhas significantes para cada um.
Foram dias e semanas desafiantes com a certeza que juntos ultrapassaríamos esta fase mais difícil para todos.
Sem comentários:
Enviar um comentário